personagens de animadores brasileiros

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mario Galindo


   Mário Atua em animação desde 1982, trabalhando na produção dos dois primeiros longas-metragens da Maurício de Sousa Produções: “As Aventuras da Turma da Mônica” e “A Princesa e o Robô”.
   Em seguida colabora com as produtoras Daniel Messias Cinema de Animação e Briquet Filmes em inúmeros comercias de TV como Bond Boca, Frango Sadia, Menina Claybom, Chester Cheetah, entre outros. Também atua com a HGN Produções na produção de filmes para a Walt Disney Television.
   De 1995 a 1998 trabalha em Londres para a TVCartoons - produtora do “Yellow Submarine”, dos Beatles - nos longas “Wind in the Willows”  e “Willows in Winter”. Atua como character designer para o filme “Oi! Get Off our Train” produzido pela Varga TVC e como animador para a Tandem Films no premiado “Flatworld”.
   De 1999 a 2001 trabalha como coordenador de produção do Núcleo de Animação da Maurício de Sousa Produções.
   Em 2000 recebe o Prêmio Estímulo do Ministério da Cultura para a produção do curta “Disfarce Explosivo”.
                    

   Com o filme percorreu vários Festivais no Brasil e no exterior. Foi escolhido para participar do Festival “Cartoons on the Bay” em Positano na Itália. No Brasil foi o melhor filme pela votação do Júri popular no 5 Vídeo e Cine de Curitiba.
   De julho a outubro de 2001 esteve em Londres fazendo um Curso de Cinema na Panico School através do Programa Bolsa Virtuose do Ministério da Cultura.
   Em 1999 funda a Traviatta Produções e desenvolve o projeto “O Mundo de Juca Piau”, série de episódios para TV, entre outros projetos de animação.
   Com a Traviatta também desenvolve inúmeros projetos de ilustração para o mercado editorial, como a Turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo para a Editora Globo e a criação de personagens e revistas ilustradas para a série O Aprendiz de Maestro do TUCCA, Associação para Tratamento de Crianças e Adolescentes com Câncer, entre outros trabalhos de ilustração para agencias.
   Em 2004, formou o Núcleo de Animação de São Bernardo do Campo, e dirigiu o Núcleo na produção do curta-metragem “ O Pavão Misterioso” / 2006
           

   Em 2007 volta para Londres e integra a equipe de animadores na produção da série de animação infantil “Little Princess” produzida pela Illuminated Films para o Channel Five.

               

   Em 2008 trabalha como animador para a Chase-Imagination na produção de clips para o Vídeo Game Mirror´s Edge e para o filme promocional do programa Sport Personality of the Year da BBC One de Londres.


domingo, 4 de setembro de 2011

Plínio Uchôa


A Morte do Rei do Barro
Todo feito com fotos digitais, essa animação ultiliza um dos principais símbolos da cultura nordestina, os bonecos de barro, animados com a técnica de stop-motion, para contar a história de uma luta entre dois bandos rivais de cangaceiros.





sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Rodrigo Jhon


Propriedades de Uma Poltrona é Inspirado no conto Propriedades de um Sofá, de Julio Cortázar, o cineasta gaúcho Rodrigo John realizou um filme de animação, onde uma poltrona com poderes superespeciais é o ponto central em torno do qual circulam os personagens que reagem as suas propriedades das mais diversas maneiras, inclusive morrendo.

                 

Propriedades de Uma Poltrona, de Rodrigo John (Rio Grande do Sul, animação, 8 minutos, 35mm, 2010) – Classificação indicativa 10 anos.
Sinopse:Na casa de Jacinto as crianças se divertem com as estranhas propriedades de uma velha poltrona, até que a passagem do tempo as faça ver o misterioso móvel com outros olhos.
Ficha Técnica:
Roteiro, Direção, Edição: Rodrigo John / Produção Executiva: Fabi Alves, Adriana Hiller e Rodrigo John / Animação 3D: Marco Arruda e Claudio Marzo / Animação 2D e Pintura: Adriana Hiller, Carla Magalhães, Carla Pilla, Luiza Hecker, Leonardo Remor, James Zortéa, Cristiano Oliveira, Pedro Neves, Giovanna Maia, Maurício Añez, Virgínia Simone e Rodrigo John / Vozes: Rico Assoni, Sissi Venturin, Felipe Mônaco, Silvia Schultz e Lefa.

                               


            

César Coelho

César Coelho e Aída Queiroz falam do Festival Anima Mundi

           






Willian Paiva

Em 2006 William recebeu um convite das Faculdades Integradas Barros Melo, de Olinda, para coordenar o estúdio de animação mantido pela instituição. Até aquele momento, ele estudara programação visual e ganhava a vida como professor de inglês, músico, diretor de arte em agência de publicidade e produtor de discos de bandas como Mombojó e Volver. Tão logo aceitou a oferta, passou a dividir seu tempo entre o estúdio de música e o da Barros Melo, onde acabou fazendo seu filme de estreia. Codirigido por Leonardo Domingues, O Jumento Santo narra a história de um protótipo de mundo criado por Deus, a cidade Noite Feliz. 
A produção de 11 minutos levou seis meses para ficar pronta e arrancou gargalhadas de cerca de 3 mil pessoas na abertura do Festival Audiovisual do Recife, o Cine PE, em abril de 2007. Faturou, de uma só vez, os prêmios de melhor vídeo, melhor roteiro, melhor direção e o da crítica. O rebuliço se deu também no Granimado 2008, o Festival de Animação de Gramado (RS), mais de um ano depois do Cine PE. "O filme venceu novos prêmios e ficou muito popular. Foi uma coisa bem doida", relembra William. "Algumas pessoas tinham O Jumento Santo no iPod, outras vinham falar comigo usando frases do curta, inclusive com o sotaque nordestino do narrador." 
O filme, bem-humorado, se inspira no imaginário e na iconografia da literatura de cordel — um universo até então pouco explorado pelos animadores brasileiros — e atraiu mais de 25 mil visitas no YouTube. 
                   

Sua segunda animação Voltage, de 2007 tem  pouco mais de quatro minutos, e foraam necessários 8 mil desenhos do artista plástico Felippe Lyra para mostrar seres metade humanos, metade sintetizadores, que se relacionam por meio de fios e constroem uma música. A trilha sonora do curta ficou por conta de William e Leonardo Domingues, que já haviam composto a música de O Jumento Santo.

Voltage

                    

Bande Dessinée - Tropiques (W Remix)

                    

Agora, o artista está dedicado ao seu terceiro trabalho, Roda Gigante, que tratará de infância e da relação entre pais e filhos.

Ítalo Maia



Horácio Young

BLog: horacioyoungjr.blogspot.com


"Borzeguim" foi composta no começo dos anos 80 e gravada por Gal Costa em seu disco "Minha Voz". Em 1987, a bordo de sua Nova Banda, Tom regravou a canção ao seu estilo.

Aqui está um clipe ainda inédito no YouTube, com ilustrações a lápis de Horácio Young Jr e que depois virou o video oficial da música exibido mundo afora.

Uma lembrança do nosso maestro soberano, no dia em que se completam 16 anos de sua partida.


Josimário Façanha




                              

Anima em parceria com Diego Akel vinhetas usando Table-top, como essa para a edição 2012 da Mostra Múmia de BH.

             

Eduardo Perdido

Campanha educativa para Prefeitura de São Carlos sobre cuidados com a escola.


Minuto Animado - Acidentes Domésticos  com Tiago Marcondes



Um dia estranho na praia
Vinheta criada para o curta EngoleDuasErvilhas



Roque & Alfredo 2001
Os dois amigos participam de um talk show e contam sobre sua incrível aventura no Azerbaijão


Videoclipe da banda The Dead Rocks (2005)


Remake da primeira história de Roque & Alfredo (2000)



Roque & Alfredo mergulham no vazio!  (2004)



 O velho decrépito e suas magníficas histórias!  (2001)


Thomas Creús

 
 

Tomas Creus nasceu em 26/03/1973, na cidade de Rosário, na Argentina e se mudou para o Brasil com sua família em 1976. Ele estudou Comunicação em Porto Alegre, Brasil, e Cinema na Escola de Cinema de Londres (Reino Unido).

Antes de trabalhar com animação, ele dirigiu vários filmes curtos de ficção premiados como "O Oitavo Selo" (35 mm, 1999, 15 ') e "Nightmare" (35mm, 2003, 15').

Educação:
. Jornalismo - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil
. Produção de filmes - London Film School - Londres, Reino Unido
. Mestre em Literatura Inglês - Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil
. PhD (doutorado) em Literatura Comparada - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.


           

           


           

           


            

Atualmente é Professor de Cinema Brasileiro, iteratura Brasileira e Portugues na UCLA em Los angeles.



Ricardo Graça


   Ricardo é ilustrador e animador - Diretor de criação da RME Comunicação. 

   É também autor de alguns curtas de animação.


Demo Reel de alguns dos trabalhos de Ricardo:



Efeito Borboleta

















Sistemas
Em qual sistema você vive? 
   Todo o filme foi produzido com ferramentas livres como: synfig studio, inkscape, gimp, audacity e kdenlive. Ele está na web sob a licença creative commons. 







   Site de Ricardo: www.ricolandia.com

Alexandre Bersot

Clipe feito por Bersot para Banda Molotov.




Para o que gostam de fazer e não devem. Para o que querem fazer e não podem.










Um motorista se depara com estranhos eventos em sua viagem. Ele pode ser a última testemunha de uma lenda.












Condicionado desde quando ainda era um feto, toda vez que Otho ouve um som estridente sente uma fome incontrolável.



Trocando as bolas por conta de ovos e guarda-chuvas


O cabelo, a fronteira final. Entre caretas e escovas, as viagens em busca de aceitação.


alexandrebersot.com.br

Raquel Piantino



Giro

Enquanto isso no espaço, na galáxia "Abell 1835 IR1916", criaturas interestelares curtem a vida.


                             


Vinheta realizada para a "Cia Nós no Bambu" grupo de acrobacias de Brasília.

            

UmanaTube

                                 

Primeira animação de Raquel

                             

Thiago Martins

   Thiago Martins, Marco Pavão e Flávia Boggio Sào os produtores da Drogaria MTV de Desenhos animados um estúdio que já animou séries de sucesso como MegaLiga de Vjs Paladinos, Fudêncio e Seus animgos, Rockstar ghost e The Jorges

   Desenho animado feito pela Estricnina de Pavão e Thiago em parceria com a Fábrica de Quadrinhos para a Organização Mundial de Saúde.




thiagommartins.blogspot.com

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Yannet Briggiler


Yannet Briggiler - Demo reel / 2012

                   


   Yannet animou uma história livremente inspirada no conto de Julio Cortázar "El aplastamiento de las gotas". Teve a produção do Mago Realizações e ganhou o prêmio de Melhor Animação no Festival Internacional de Filmes Curtíssimos.



Uma animação que mostra um cômico ciclo mimético envolvendo uma cadeia predatória.



Sereia
  Idealizado e escrito por Rodrigo Amboni e Yannet Briggiler, foi o vencedor do edital para animação do IIIº PRÊMIO FUNCINE DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL "ARMANDO CARREIRÃO" - 2008 e o EDITAL CATARINENSE DE CINEMA - 2008.
Sinopse:
   Simão, pescador solitário, vive em um pequeno penhasco num cenário isolado pela alta das marés. Sua rotina monotona se transforma com a chegada de uma misteriosa mulher e a partir desse momento a frágil linha que separa a vigília do universo onírico se desfaz.