personagens de animadores brasileiros

sexta-feira, 12 de abril de 2013

NUCA - Nucleo de Animação do Ceará


   O Núcleo de Cinema de Animação do Ceará, implantado no Estado em 1986, após uma oficina no CTAV com convênio entre Embrafilme e National Film Board, pelos animadores Telmo Carvalho e Zé Rodrigues. 
   Este Núcleo foi acordado entre a SECULT e UFC para funcionar na Casa Amarela Eusélio Oliveira em 1993 e onde permanece até hoje com um novo nome. O núcleo ficou desativado por um tempo e só em 2009 foi reestruturado com novos equipamentos, novas salas e uma nova equipe. 
   A Casa Amarela Eusélio Oliveira – UFC foi reformada e Telmo Carvalho retornou para  continuar com a missão do Núcleo de Cinema de Animação do Ceará. 
   Com a reestruturação, um novo nome foi criado: Núcleo de Cinema de Animação Casa Amarela Eusélio Oliveira – UFC. 
   O principal trabalho desenvolvido hoje é em parceria com a FUNCAP – Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a SEARA da Ciência da UFC na pesquisa de softwares livres para a animação e na produção de conteúdo pedagógico e científico. 
   O Núcleo continua com suas oficinas para a formação de novos profissionais e artistas.

   Fazem parte do NUCA: Telmo Carvalho, Mariana Medina, Josimário Façanha e Maxwell Duarte.

   Alguns Trabalhos do Núcleo:

- Oficinas do NUCA
   O Nuca fechou uma parceria com o CCBJ – Centro Cultural Bom Jardim para uma oficina de Cinema de Animação. A proposta é apresentar nas oficinas conteúdos e conhecimentos com profissionais de Fortaleza e tem 3horas de duração em cada dia. 

- Pin & Guin  ( 2010)
   O filme Pin e Guin é o resultado de uma oficina de Cinema de Animação ministrada na Casa Amarela pela equipe do NUCA em março de 2010 para 10 crianças e jovens de bairros da periferia de Fortaleza/ CE.
   A oficina faz parte do projeto Cine Coelce, que após trabalhar com 200 crianças em escolas públicas com a oficina de stopmotion, escolhe 10 para participar da oficina de desenho animado na Casa Amarela. Além da bolsa, os alunos recebem transporte e alimentação. Com duração de 1 mês e com 60 horas, as 10 crianças e jovens  criam o roteiro, o storybord, fazem a animação e a arte final.

- Curso de Extensão em Cinema de Animação na UFC


Nenhum comentário:

Postar um comentário