personagens de animadores brasileiros

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Cinema de Animação e Artes Digitais (CAAD) – EBA – UFMG

   Na década de 1980, foi feito um convênio entre o Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e o National Film Board of Canada (NFB), que resultou na formação de um Núcleo de Animação, composto por alunos e professores do Departamento. Logo em seguida, foi criada, no Bacharelado em Belas Artes, a habilitação em Cinema de Animação, única no Brasil até os anos 2000 – um passo fundamental para o crescimento da área de Cinema junto à Escola de Belas Artes. 
   Desde então, o Cinema de Animação vem sendo uma concorrida habilitação na EBA, responsável pela escolha de quase metade dos egressos no curso de Artes Visuais, devido à formação de profissionais de destaque no mercado audiovisual e pela produção de filmes de graduação premiados em diversos festivais nacionais e internacionais. 
   Em 1998, a EBA incorporou o Curso de Graduação em Artes Cênicas, como parte do Departamento de Fotografia e Cinema que, então, passou a se chamar Fotografia,Teatro e Cinema. Em 2001, iniciaram os trabalhos de discussão para uma reformulação do currículo do Bacharelado, que teve como resultado um projeto colocado em funcionamento a partir de 2006. 
   O novo currículo estabelecia que os alunos se formassem em Artes Visuais e, ao invés dos dois anos de formação básica para todas as habilitações, especificava apenas um ano de básico, sendo que nos outros três anos, os alunos seguiriam os percursos de cada habilitação escolhida. Até 2008, o curso de Artes Visuais contou com as seguintes habilitações: Cinema de Animação, Desenho, Artes Gráficas, Escultura, Gravura e Pintura. 
   Em 26 de setembro de 2007, conforme decisão da Câmara Departamental, o DFTC propôs, como adesão ao REUNI, a criação do curso de Animação e Artes Interativas que, após reuniões da Comissão destinada à elaboração do Projeto do novo curso, passou a ser denominado de Cinema de Animação e Artes Digitais (CAAD). Tendo como unidade sede a Escola de Belas Artes da UFMG, o novo curso pretende contar com a participação da Escola de Música e com o Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas da UFMG (DCC/ICEx). 
   Com duração de integralização do curso prevista para quatro anos, o horário de funcionamento, a princípio aprovado como diurno, foi posteriormente alterado para noturno. 
   O número de entrada de alunos também foi modificado de 70 para 40 alunos anuais. 


   Fundadores: Ana Lúcia Menezes de Andrade, Francisco Carlos de Carvalho Marinho, Antônio César Fialho de Sousa, Jalver Machado Bethônico, Paulo Baptista, Wagner Meira

Alguns Trabalhos
   O filme “O Povo atrás do muro”, produzido pelo ex-aluno da EBA Marconi Loures como trabalho final de curso, foi convidado pelo Anima Mundi para participar da quinta edição do Comkids/Prix Jeunesse Iberoamericano em São Paulo


PESQUISA DESENVOLVIDA ENTRE 2010-2011 PELA PROFESSORA-PESQUISADORA CARLA SCHNEIDER E PELAS ALUNAS-PESQUISADORAS BRUNA THAIS DE PAULA E CAMILA MITIKO INAGAKI (CA, UFPEL, CINEMA DE ANIMAÇÃO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário