personagens de animadores brasileiros

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Grupo Fotograma


   Em 1967 surgiu como grupo de atuação, o Centro de Estudos de Cinema de Animação no Rio de Janeiro (CECA), por alunos da Escola de Belas Artes, sendo dissolvido um ano depois. 
   Logo, Rui e Jô Oliveira, reunidos com outros animadores, entre eles Pedro Ernesto Stilpen (o Stil), Carlos Alberto Pacheco e Antonio Moreno, criam o grupo Fotograma, inspirado na animação experimental de Zélio, No Caos Está Contido o Germe de Uma Nova Esperança. 
   O grupo promoveu diversas mostras de animação internacional, lotando as sessões no Museu de Arte Moderna, e mantinha um programa dedicado ao gênero no Canal 9 do Rio de Janeiro. 
   Entre os filmes realizados pelo grupo estão de Rui Oliveira O Coelhinho Sabido e o Palhaço domador ambos em 1967, e O Cristo Procurado (1980). A Pantera Negra, de Jô Oliveira, combinando desenho direto em película com animação tradicional e Status Quo (1968), de Carlos Alberto Pacheco com animação de Still (ambos recebem Menção Especial do Júri no IV Festival de Cinema Amador JB/Shell, de 1968), e A Luta de Sérgio Bezerra, vencedor do prêmio de Melhor Filme de Animação. 
   Still continuava buscando técnicas baratas de produção, utilizando papel de embrulho como suporte para o desenho de croquis animados com caneta hidrográfica, abrindo perspectivas para a utilização de outras técnicas como em Batuque (1969), Urbis (1970), Lampião ou para cada grão uma curtição (1972), que confronta a cultura popular à de massa (Filme vencedor do Troféu Humberto Mauro/73 e do Candango do festival de Brasília) e Reflexos (1974). Nesse último dividiu a direção com Antonio Moreno.
   Moreno dirigiu depois os curtas Ícaro e o Labirinto (1975), Verde ou Favor ao comer a grama (1976), misturando animação e cenas ao vivo. Antônio Moreno, adotando a mesma técnica do desenho direto no papel de embrulho e da animação pela metamorfose da imagem, realiza em 1972 A raposa e o passarinho e em 1973 Reflexões ou Divagações sobre um ponto duvidoso, usando a técnica do acetato e também unindo, ao desenho, partes filmadas ao vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário