90 anos da animação brasileira
Há pouco mais de 90 anos, nasceu O Kaiser, o primeiro filme de animação brasileiro, de Álvaro “Seth” Marins. O filme foi lançado em 22 de Janeiro de 1917. Esse marco histórico funciona como ponto de partida do cinema de animação no Brasil. Nestes 90 anos foram produzidos 19 longas-metragens, centenas de curtas e milhares de filmes publicitários de animação.
Atualmente o cinema de animação brasileiro vive um expressivo período de crescimento de sua produção o que se reflete na grande quantidade de filmes produzidos nos ultimos anos. É cada vez maior o número de profissionais envolvidos, de técnicas, estilos e temas, gerando também um aumento na qualidade desses filmes.
Neste contexto surgiu a Associação Brasileira de Cinema de Animação, ABCA, em 22 de Março de 2003, fundada por 27 profissionais espalhados pelo Brasil. A ABCA representa os animadores junto a entidades públicas e privadas apoiando o desenvolvimento dessa arte industrial no país. A ABCA conseguiu editais específicos de animação, elaboração de pesquisa histórica, um censo para mapear todos os realizadores brasileiros e a realização do Dia Internacional da Animação que funciona como difusor da produção anual em mais de 50 cidades brasileiras.
O evento 90 ANOS DE ANIMAÇÃO BRASILEIRA + 5 ANOS ABCA exibe um breve panorama histórico da animação brasileira e inclui desde clássicos como os longas Sinfonia amazônica (1953) e Piconzé (1972), passando por raridades preservadas pela Cinemateca Brasileira como Macaco feio… Macaco bonito (1929) e Frivolitá (1930), até obras mais recentes de nomes como Maurício de Souza, Otto Guerra, Alan Sieber, Walbercy Ribas e Carlos Eduardo Nogueira. Entre os destaques da programação, uma sessão de temática adulta, que inclui o longa Rocky & Hudson – Os caubóis gays, e debates reunindo profissionais de diferentes áreas sobre os temas: O cinema de animação brasileiro ontem e hoje, Animação na TV brasileira e Inserção internacional.
fonte: http://animalivre.wordpress.com/2008/03/03/90-anos-de-animacao-brasileira-5-anos-abca/
fonte: http://animalivre.wordpress.com/2008/03/03/90-anos-de-animacao-brasileira-5-anos-abca/
Nenhum comentário:
Postar um comentário