Wilson foi um animador que se dedicou à produção publicitária.
Em 1966 a empresa Petróleo Brasileiro S.A (Petrobrás) produziu Um Rei Fabuloso com direção de Wilson Pinto.
Wilson criou o personagem Petrolino, um menino negro como petróleo. Ele fazia dupla Tonico, e eles estrelaram uma série de gibis distribuídos gratuitamente pela estatal. Petrolino Foi o primeiro "Garoto Propaganda" da Petrobras na década de 60. Era ele que mencionava a famosa frase: "O petróleo é nosso".
Esse gibi foi distribuído nas Escolas. A Aventura tem como pano de fundo a Petrobrás e tem intenção educativa. Conta uma aventura dos dois protagonistas, com participação até do Pinochio e do Velho Gepeto.
Foi publicado em 1968, o o Desenhista dessa edição foi Wilson Pinto.
Wilson Pinto tornou-se um ótimo desenhista animador, realizou um filme com o famoso personagem criado por Ziraldo chamado Jeremias, o Bom.
Anos mais tarde, ele animou filmes com as gotinhas da Esso.
Uma gota consagrada
Em 1950 os brasileiros conheceram na televisão o desenho animado que já fazia sucesso em vários países do mundo: “Esso Gubben”, personagem representado por uma gota de gasolina. O personagem foi criação do sueco Günnar Dalin, na verdade um aperfeiçoamento do personagem apelidado de Esso-Manden (um boneco gorducho, risonho, com a cabeça imitando uma gota, em perspectiva), desenhado durante a Segunda Guerra Mundial pelo dinamarquês Vilhelm Hansen, e utilizada na época para a ingrata função de desestimular a venda de gasolina, em virtude do racionamento que o mundo vivia em tempos de guerra. A empatia com o consumidor levou o personagem a correr o mundo, assimilando em cada país as suas próprias características: um par de esquis na Noruega, um suéter na Suíça ou um albornoz na Tunísia.
-
Quando o simpático personagem foi apresentado aos brasileiros, a sua silhueta estava mais para o “Esso Peet” (nome escolhido em concurso realizado pela Standard Oild junto à seus funcionários) que nos Estados Unidos tinha a função de ser o elo entre a empresa e os funcionários para ações de endomarketing. A agência brasileira da McCann, numa decisão inédita, até aquele momento, em todo o mundo, decidiu transformar o gotinha da ESSO no Casal Gasolino (sua companheira era uma gotinha charmosa), idéia do Diretor de Arte da agência Roland Tompakow. O casal estreou em anúncio da revista Essograma. Os franceses seriam os primeiros a adotar o casal, adicionando à versão feminina uma fitinha no cabelo. Os colombianos, mais afoitos ou talvez mais conservadores, transformavam o romance em matrimonio. As gotinhas simpáticas, além dos anúncios e animações para TV, viraram também peças promocionais: os bonecos e os chaveiros eram muitas vezes colecionados. O casal ajudou a empresa a conquistar a liderança da marca ESSO no mercado brasileiro.
-
Nesta época Wilson era sócio de um excelente desenhista-animador chamado Heucy Miranda. A dupla produziu uma série de ótimos comerciais durante anos.
Wilson Pinto produziu e animou o primeiro curta-metragem colorido brasileiro.
Obrigada por postar esse breve histórico sobre meu pai. Fiquei muito feliz em ver que ele ainda é lembrado como um grande artista por outros grandes artistas. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirMeu pai está no facebook: http://www.facebook.com/wilson.pinto.583?ref=ts&fref=ts
Que maravilha saber de Wilson Pinto. Agora mesmo irei contactá-lo! Vida longa ao Mestre!
ResponderExcluirParabéns a esse super desenhista!!! Profissional que trabalhava com sua alma!!! Um ser humano esplêndido!!! Com certeza está animando as pessoas no céu!!!
ResponderExcluirClaudia Marcondes.
Parabéns a esse super desenhista!!! Profissional que trabalhava com sua alma!!! Um ser humano esplêndido!!! Com certeza está animando as pessoas no céu!!!
ResponderExcluirClaudia Marcondes.
Muito bom, lembrei das revistas que meu pai levava pra casa na década de 60 e 70. Adorei
ResponderExcluir