personagens de animadores brasileiros

domingo, 21 de agosto de 2011

Álvaro Marins, o Seth

   Na segunda década do século vinte, o cartunista Álvaro Marins, era conhecido como o "rei do bico de pena", técnica que usava em seus detalhados desenhos.
   Seth também era conhecido pelo disparatados anúncios para uma casa famosa do Rio de Janeiro de então, a casa Mathias, onde o destaque era a mulata Virgulina, e também por seus cartoons para o jornal A Noite. 
   

 Na segunda década do século, o cartunista Álvaro Marins, conhecido como Seth, financiado por Sampaio Corrêa, lançou no RJ em 1917 o “Kaiser”, a primeira animação brasileira exibida nos cinemas.  A primeira projeção foi em 22 de janeiro de 1917, no Cine Pathé e era uma charge animada em que o líder alemão Guilherme II sentava-se em frente a um globo e colocava um capacete representando o controle sobre o mundo. O globo então crescia e engolia o Kaiser. 



   Depois desse filme, Seth dedicou-se ao desenho de propaganda. Por volta de 1930, ainda trabalhando em publicidade, em suas declarações numa reportagem da revista “Cinearte”, advertia o fator da qualidade, que só era possível com um bom financiamento e material adequado para a realização de um filme animado, coisa que já acontecia entre os americanos e que, no Brasil, mesmo as informações técnicas demoravam muito a chegar.


  Seth nos anos Setenta.






Nenhum comentário:

Postar um comentário