Luís Sá ou Luiz Sá (1907 - 1979) nasceu em Fortaleza, Ceará, caricaturista brasileiro, criador dos personagens Reco-Reco, Bolão e Azeitona que, durante anos, apareceram na revista infantil O Tico-Tico.
Foi também responsável pelas duas primeiras tentativas de criação de um desenho animado brasileiro.
Foi também responsável pelas duas primeiras tentativas de criação de um desenho animado brasileiro.
Foi para o Rio de Janeiro em 1928, quando expôs bicos-de-pena aquarelados que mostravam cenas e costumes do Ceará.
Colaborou por 20 anos na revista O Malho. Produziu ainda desenhos humorísticos para jornais cinematográficos.
Sá tentou levar para a tela o filme intitulado As aventuras de Virgulino (1938) e encontrou dificuldades na distribuição de seu filme, vendendo a única cópia para o dono de uma loja de projetores, que os corta e oferece o pedaço aos clientes como brinde dando fim ao filme de Sá.
Ele ficou famoso por suas charges para jornais e revistas cariocas, no inicio da década de 30, com muitos desenhos antológicos como aquele onde apareciam mil letreiros indicando “Aqui há OTIS”, placa que sempre havia nas construções da fábrica de elevadores. Este trabalho foi devidamente comprado pela companhia.
No cinema, ele encontrou o público, através das charges que entremeavam as notícias, primeiro do “Globo Esportivo”, do Cineac8, e depois do “Esporte na tela” e ”Notícias da Semana”, de Luiz Severiano Ribeiro, desde década de 30 até 1964.
Alguns filmes de Sá:
Frivolitá (1930)
Uma mocinha coquete e modernista querendo dormir até mais tarde enfrenta o o despertador, o gramofone e um bando de gatos cumplices de um recolhedor de objetos descartados.
Proezas do traço (1934)
Sobradinho de Aldeia (1935)
Criação de Canudo um boneco no gênero Mickey Mouse.
O Ba-Bá (1936)
As Aventuras de Virgulino ou Virgulino Apanha (1938)
A história de um macaco e um garoto
Curiosidade: A única cópia do filme foi doado para o patrocinador que a picotou em pequenos quadros e deu de presente aos clientes.
As Aventuras de Paulo (1936)
Curiosidade: o filme foi censurado entre 16 e 30 de setembro de 1936
M.H.C. - A-Sammarco (1937)
Trecho de desenho tingido.
http://sociedadesal.org/index.php?option=com_content&view=article&id=86:luis-sa-o-disney-goncalense&catid=51:hqsg
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSAUDADES DE MEU PAI QUANDO CHEGAVA EM CASA DO SERVIÇO NO MÊS DE DEZEMBRO, ONDE TRABALHAVA NOS ANOS 50 E 60 EM GUAXINDIBA (FÁBRICA DE CIMENTO MAUÁ) TRAZENDO UMA (FOLHINHA) CALENDÁRIO QUE ERA DISTRIBUIDA PARA OS FUNCIONÁRIOS, REPRESENTANDO CADA MÊS DO ANO COM 12 BELAS ILUSTRAÇÕES DE LUIZ SÁ, SOBRE SEGURANÇA NO SERVIÇO, QUE
ResponderExcluirERA PATROCINADA PELA (CIPA).