Apesar de obter mais sucesso no exterior, sobretudo nos Estados Unidos, Carlos Saldanha faz parte da história da animação brasileira.
Ainda estudante, fez o curta-metragem Time for Love(1994), que conta a história de amor entre um casal de bonecos de madeira de um relógio cuco, com o qual ganhou o prêmio na categoria voto popular no festival canadense Images du Future e o de melhor animação em computação gráfica no Festival Internacional de Animação por Computador de Genebra, na Suíça. Time For Love já havia chamado a atenção de Chris Wedge, instrutor do mestrado na NYSVA, que estava fazendo comerciais em sua nova produtora independente, a Blue Sky.
Em 1993, Carlos Saldanha foi convidado para trabalhar na Blue Sky.
Foi animador em Bunny(1998), e ganhador do Oscar de melhor curta-metragem de animação.
Em Joe's Apartment(1996) atuou como Supervisor de animação dos diálogos e da dança das baratas.
Em 2002 dirigiu ao lado de Chris Wedge, o longa A Era do Geloque recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Filme de Animação, e ganhou o prêmio Adoro Cinema 2002 de Melhor Filme de Animação.
Após A Era do Gelo, quando a equipe estava parada, teve a idéia de fazer Gone Nutty(2003), que ganhou o primeiro lugar no Los Angeles Art Film Festival.
Nenhum comentário:
Postar um comentário