personagens de animadores brasileiros

domingo, 21 de agosto de 2011

Luis Sá

   
                                                     
   Luís Sá ou Luiz Sá (1907 - 1979) nasceu em FortalezaCeará, caricaturista brasileiro, criador dos personagens Reco-Reco, Bolão e Azeitona que, durante anos, apareceram na revista infantil O Tico-Tico. 
   Foi também responsável pelas duas primeiras tentativas de criação de um desenho animado brasileiro.


   Foi para o Rio de Janeiro em 1928, quando expôs bicos-de-pena aquarelados que mostravam cenas e costumes do Ceará
   Colaborou por 20 anos na revista O Malho. Produziu ainda desenhos humorísticos para jornais cinematográficos. 


   Sá também foi responsável pela criação de O Bonequinho, personagem usado na seção de crítica de cinema do Jornal O Globo. Seu desenho é caracterizado pelo uso quase exclusivo de linhas curvas, tendo quase todos os seus personagens os rostos bastante arredondados.


 Sá tentou levar para a tela o filme intitulado As aventuras de Virgulino (1938) e encontrou dificuldades na distribuição de seu filme, vendendo a única cópia para o dono de uma loja de projetores, que os corta e oferece o pedaço aos clientes como brinde dando fim ao filme de Sá.
   Ele ficou famoso por suas charges para jornais e revistas cariocas, no inicio da década de 30, com muitos desenhos antológicos como aquele onde apareciam mil letreiros indicando “Aqui há OTIS”, placa que sempre havia nas construções da fábrica de elevadores. Este trabalho foi devidamente comprado pela companhia. 
   No cinema, ele encontrou o público, através das charges que entremeavam as notícias, primeiro do “Globo Esportivo”, do Cineac8, e depois do “Esporte na tela” e ”Notícias da Semana”, de Luiz Severiano Ribeiro, desde década de 30 até 1964.

Alguns filmes de Sá:

Frivolitá (1930)
   Uma mocinha coquete e modernista querendo dormir até mais tarde enfrenta o o despertador, o gramofone e um bando de gatos cumplices de um recolhedor de objetos descartados.

Proezas do traço (1934)


Sobradinho de Aldeia (1935)
   Criação de Canudo um boneco no gênero Mickey Mouse.

O Ba-Bá (1936)

As Aventuras de Virgulino ou Virgulino Apanha (1938)
   A história de um macaco e um garoto 

Curiosidade:  A única cópia do filme foi doado para o patrocinador  que a picotou em pequenos quadros e deu de presente aos clientes.

As Aventuras de Paulo (1936)
Curiosidade: o filme foi censurado entre 16 e 30 de setembro de 1936

M.H.C. - A-Sammarco (1937)
Trecho de desenho tingido.












3 comentários:

  1. http://sociedadesal.org/index.php?option=com_content&view=article&id=86:luis-sa-o-disney-goncalense&catid=51:hqsg

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. SAUDADES DE MEU PAI QUANDO CHEGAVA EM CASA DO SERVIÇO NO MÊS DE DEZEMBRO, ONDE TRABALHAVA NOS ANOS 50 E 60 EM GUAXINDIBA (FÁBRICA DE CIMENTO MAUÁ) TRAZENDO UMA (FOLHINHA) CALENDÁRIO QUE ERA DISTRIBUIDA PARA OS FUNCIONÁRIOS, REPRESENTANDO CADA MÊS DO ANO COM 12 BELAS ILUSTRAÇÕES DE LUIZ SÁ, SOBRE SEGURANÇA NO SERVIÇO, QUE
    ERA PATROCINADA PELA (CIPA).

    ResponderExcluir