personagens de animadores brasileiros

domingo, 21 de agosto de 2011

Pedro Ernesto Stilpen, o Still

   Still buscou técnicas baratas de produção, utilizando papel de embrulho como suporte para o desenho de croquis animados com caneta hidrográfica, abrindo perspectivas para a utilização de outras técnicas, como em:

Status Quo (1968)
Filme de Carlos Alberto Pacheco com animação de Still (ambos recebem Menção Especial do Júri no IV Festival de Cinema Amador JB/Shell, de 1968)


Batuque (1969), (1970) , cor, 35mm, 5 min.
Croquis animados e desenhados sobre papel de embrulho contam uma história antropofágica, tendo como personagens os deuses e demônios da Amazônia. Uma homenagem a Lorenzo Fernandes, fundador do Conservatório Brasileiro de Música e compositor da música Batuque.

Urbis (1970)

O Filho de Urbis (1970)

Lampião ou para cada grão uma curtição (1972)
O filme confronta a cultura popular à de massa (Filme vencedor do Troféu Humberto Mauro/73 e do Candango do festival de Brasília) 

Reflexos (1974)  
Dividindo a direção com Antonio Moreno Still anima a música Dança Brasileira, de Camargo Guarnieri, e Moreno, O Canto do Cisne Negro, de Heitor Villa-Lobos, ganhando o Troféu Humberto Mauro/1975 do INC.


   Stil, foi um dos fundadores do Grupo Fotograma, que surgiu em 1968 no intuíto de divulgar o cinema de animação, realizando mostras dedicadas exclusivamente ao tema. O grupo chegou a promover várias mostras do cinema de animação internacional, com sessões que lotavam o Museu de Arte Moderna, no Rio, eles mantinham um programa dedicado ao gênero da animação no Canal 9 do Rio de Janeiro. 
   O Grupo Fotograma foi extinto no ano seguinte, em 1969.

                                  

   Stil formou posteriormente, junto com José Rubens Siqueira e Antônio Moreno o Grupo NOS com o objetivo de incentivar novos trabalhos entre o grupo, já que os três trabalhavam isoladamente. 

                                  

   As animações de Stil seguem o traço mal-comportado de seus cartoons e, muitas vezes, retratam de maneira marcante o humor tipicamente carioca.
   Ao longo de sua carreira Stil fez desenhos animados para vários programas televisivos, tais como: Faça Humor Não Faça a Guerra, Armação Ilimitada, Satiricom, Domingão do Faustão; especiais como Liza Minelli e Tom Jones.





ABC, de 1978, foi classificado para o Festival JB


Asdrubal - O que que há com seu peru?, de 1978, cor, 35mm, 8 min.
   Asdrúbal é o varredor do Zoológico, o Faz-Tudo. Um dia, quando alimentava os perus, percebeu que um deles falava. A partir daí, sua vida se transforma, pois resolve explorar o peru visando ao lucro próprio. O peru, com o tempo, alcança grande popularidade, impedindo Asdrúbal de viver sua calma de antes.


Faz Mal (1979), cor, 35mm, 5 min.
   Uma coletânea bem-humorada de crendices populares. Passar por baixo de escadas; apontar para estrela; beber em copo alheio; olhar para mulher feia e dormir para os pés da cama. Tudo isso faz mal.

As Quatro Estações (1979), cor, 35mm, 6 min.
   Desenho animado sobre as escolas de samba Mangueira, Império Serrano, Portela e Mocidade Independente.


Surper-Tição (1984), cor, 35mm, 8 min.
   Filme baseado nas superstições e crendices populares, contadas por um caipira. Ao apontá-las, faz sempre um trocadilho, marcando o contraste entre a forma erudita (superstição) e a forma popular da grafia (supertição).


   No início da década de 80 Still produziu uma série de animação Antunes e Bandeira.  Dois detetives brasileiríssimos e atrapalhados tentando resolver os casos mais malucos. Destaque para o trabalho primoroso das "almas" do Antunes e Bandeira, as vozes de Pietro Mário e Jorge Ramos respectivamente.

O Lobisomem se estrepa
   O primeiro episódio da série Antunes e Bandeira onde eles se deparam com o Lobisomem.


A bruxa da Baixada
   Segundo episódio onde a dupla se aventura com uma Bruxa maléfica do Méier.



6 comentários:

  1. Que homenagem maravilhosa! Agradeço do fundo do coração. Mesmo. No duro.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por preservar a memória do meu trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Stil, um abraço e um beijo do irmão Jorgeh José Ramos. Quantos episódios nós fizemos?

    ResponderExcluir
  4. Todo sucesso possivel para você amigao inclusive nos seus objetivos ainda não alcançados.

    ResponderExcluir
  5. Lindo demais... Morro de saudade da dupla Bandeira e Antunes :D

    ResponderExcluir