personagens de animadores brasileiros

domingo, 21 de agosto de 2011

Walbercy Ribas


   Ribas Walbercy Camargo, artista autodidata, trabalha em animação há mais de trinta anos. A partir de sua produtora fundada em 1966, a start Desenhos Animados, ele criou  personagens que ficarão na história do cinema de animação, dos negócios e também na memória coletiva dos brasileiros. 
   Além disso desenvolveu criações para a indústria da publicidade, muitas vezes com idéias para peças psicodélicas, 
Com mais de 80 prêmios nacionais e internacionais acumulados, Ribas trabalha para EUA, Inglaterra, México, Portugal e Caribe UNICEF, entre outros.
   Walbercy Ribas, realizou seu primeiro filme de animação em preto e branco, aos 17 anos de idade (1959). Antevendo o crescimento do mercado publicitário, fundou em 1966 a Start Desenhos animados Ltda, onde cria e produz seus filmes até hoje. 
   Ele dirigiu mais de 2000 comerciais animados e vários filmes educacionais para o Brasil e exterior. Trabalhou nos EUA, Inglaterra, México, Portugal e Unicef Caribbean. Mas nunca abandonou suas raízes brasileiras 
   Walbercy adaptou o seu conteúdo e técnicas ao longo dos anos e colocado entre os mais proeminentes quando se considera o uso de meios digitais..

   Os comerciais psicodélicos da Sharp foram um dos mais importantes na história de Walbercy e mais significativos para a animação nacional


  

                                             







    Os telespectadores brasileiros desfrutam de uma longa convivência com os personagens e as idéias encantadoras de Walbercy Ribas Camargo. Algumas de suas criações como a baratinha da campanha do inseticida Rodox ou os gatos das pilhas Everedy, fazem parte da memória coletiva do país.
    O comercial que ele fez para a Rodox, animou uma Barata e foi premiado no Festival de Veneza (Leão de Veneza) em 1972. E sua suja barata, foi o primeiro personagem  brasileiro premiado no exterior.





                                            


                                             

   Seu primeiro longa, "O Grilo Feliz", de 2001, é destinado a crianças.
   Apesar do reconhecimento expresso em uma grande lista de prêmios nacionais e internacionais, assim como, pelo conjunto da obra, Ribas considerou o lançamento do longa-metragem O grilo feliz como a grande realização de sua carreira. 
   Feita durante cerca de 15 anos de maneira independente e intermitente, essa fábula cativante exalta valores como liberdade, amizade, solidariedade e respeito pelo meio-ambiente. o primeiro de uma serie de comerciais criadas pela Start Anima para a Sharp, que revolucionaram o desenho publicitario. A ideia principal foi utilizar os sons da natureza e associa-los a qualidade do som dos produtos Sharp. 



  Walbercy continua pensando em sua origem brasileira e está produzindo seu segundo longa animado. 
   
   Mais informções: www.startanima.cobr

2 comentários:

  1. Walbercy tambem fez os comerciais do jeans US top nos 70 Sharp o Som colorido e nos 80 fez o Sharp Pássaros e fez um filme raro para o Mappin,com a turma do grilo,mas se voce procurar comerciais no yotube vai encontrá lo,ele fez tambem o Boi da Cara preta e os sonhos Lindos,do extinto banco Bamerindus,pra mim esse cara é o maior desenhista de animação do Brasil,ele não deve nada pra produções estrangeiras,ele é o primeiro cara que eu digo que faz"desenho animado brasileiro"não é japones e nem americano,show de bola,queria ser igual a ele....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele realmente é um exemplo, descobri recentemente que ele foi o diretor de "Grilo Feliz", e sim, os traços são bem originais, não tem um "padrão" como os japoneses e etc...

      Excluir